Líder histórico da esquerda brasileira, Miguel Arraes completaria 99 anos

    
  
PSB - 16/12/2015

O ex-presidente do PSB Miguel Arraes completaria 99 anos nesta terça-feira. Líder histórico da esquerda brasileira, Arraes nasceu no dia 15 de dezembro de 1916 em Araripe, Ceará, mas fez carreira política em Pernambuco, onde foi eleito governador três vezes.
Em 2016, a Executiva Nacional do PSB prepara uma agenda especial em comemoração ao centenário de Miguel Arraes. A trajetória do socialista será lembrada pela escola de samba Vila Isabel, que levará à Sapucaí o enredo Memórias de Pai Arraiá – Um sonho pernambucano, um legado brasileiro.
Arraes entrou para a vida pública em 1948, quando aceitou o convite do então governador de Pernambuco, Barbosa Lima Sobrinho, para ocupar o cargo de secretário estadual da Fazenda. Dois anos depois, disputou eleição para deputado estadual e ficou na suplência. Em 1958, conquistou a vaga de titular.
Um ano depois, voltou à Secretaria da Fazenda e foi eleito prefeito do Recife. Em 1962, conquistou o governo de Pernambuco pela primeira vez. Miguel Arraes não conseguiu concluir o mandato, pois foi deposto pelo regime militar. Depois de ficar preso, pediu asilo na Embaixada da Argélia, país onde ficou exilado por 14 anos.
Arraes retornou ao Brasil em 1979 e foi eleito deputado federal em 1982 pelo PMDB e voltou ao governo de Pernambuco em 1986. Em 1990, filiado ao PSB, foi eleito novamente deputado federal e voltou ao governo do Estado em 1994. Quatro anos depois, foi eleito mais uma vez deputado federal.
Miguel Arraes morreu aos 88 anos, no dia 13 de agosto de 2005, no Recife. 
Assessoria de Comunicação do PSB. Com informações da Fundação Miguel Arraes

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.