Vídeo: Corregedoria vai investigar a conduta de deputados brigões

Não bastassem as seguidas manobras dos aliados de Eduardo Cunha para adiar o andamento do processo contra o presidente da Câmara, deputados trocam tapas e provocam uma enorme confusão no colegiado

Um dia após uma manobra regimental substituir o relator do processo de quebra de decoro contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no Conselho de Ética, os ânimos no colegiado ficaram ainda mais acirrados e deputados chegaram à agressão física, com transmissão ao vivo para todo o país. Em uma disputa paralela, a cúpula do Conselho trabalha para evitar mais atrasos. O entrave é que o entendimento da Secretaria da Mesa da Câmara, por enquanto, é que o processo todo está contaminado, desde a escolha do deputado Fausto Pinato (PRB-SP) como relator, e por isso, deveria voltar à estaca zero, com direito a pedido de vista, por exemplo.
Logo no início da sessão de ontem, o deputado João Carlos Bacelar (PR-BA), suplente, apresentou uma questão de ordem para reclamar de supostos erros no sistema de registro de presença do colegiado. “Vossa excelência está tumultuando o processo”, respondeu o presidente do colegiado, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA). Questionamento similar foi motivo para uma discussão de mais de uma hora em outra sessão da comissão.
Em seguida, um debate sobre uma questão de ordem contra Araújo apresentada pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS) e sobre a interferência de Cunha nos trabalhos deu início a uma enorme confusão, e os parlamentares Wellington Roberto (PR-PB) e Zé Geraldo (PT-PA) chegaram a se agredir fisicamente, com troca de tapas entre eles. “Você chamou de moleque todo mundo aqui”, disse Wellington Roberto. “Eu falo o que quiser, mas não me toque. Aceito tudo, menos você me tocar”, rebateu o petista. Integrantes do colegiado tiveram de intervir para evitar que a briga se agravasse.
Araújo pediu que os deputados melhorassem a conduta e disse que as confusões “envergonham” o Conselho de Ética. “Aqui não é lugar de disputa corporal. Ninguém vai ganhar de ninguém aqui no grito”, afirmou. Ele informou que usaria vídeo e áudio da sessão para verificar o que aconteceu e que acionará a Corregedoria da Câmara por causa da briga. Ao responder à questão de ordem de Bacelar, contudo, Araújo fez uma crítica indireta a Cunha. “Ainda sou presidente do conselho, enquanto vocês não me afastarem. Afastaram Pinato e agora querem me afastar. Eu estou aguardando chegar o meu dia, porque aqui pode tudo”, disse.

Fonte: Correio Braziliense

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.