Rito no Senado deve ser definido nesta terça-feira; Renan indica que não vai barrar process

Presidente do Senado disse a auxiliares e senadores que não aceleraria o rito. Para aliados, o prazo de 24 dias pode ser encurtado em pelo menos uma semana


Com Dilma: Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, ainda defende o governo petista
Com Dilma: Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, ainda defende                              o governo petista(Marcelo Camargo/VEJA)
Presidente do Senado disse a auxiliares e senadores que não aceleraria o rito. Para aliados, o prazo de 24 dias pode ser encurtado em pelo menos uma semana


Com Dilma: Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, ainda defende o governo petista(Marcelo Camargo/VEJA)
De olho na sobrevivência política, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não deve barrar a tramitação do pedido de impeachment na Casa diante da expressiva votação contra Dilma Rousseff na Câmara. Aliados de Renan afirmam que, com o ampliado placar desfavorável dos deputados à presidente, fica reduzida sua margem de atuação em favor de um prazo maior para a decisão do afastamento de Dilma.
Na semana passada, Renan disse a auxiliares e senadores que não aceleraria o rito. Sua assessoria já fez simulações que indicam que a votação sobre o afastamento só ocorreria em 11 de maio - a definição do rito deve ser definida nesta terça-feira em reunião de líderes. Em duas reuniões, chegou a dizer que não "mancharia" sua biografia imprimindo novo rito.
Mas, para aliados, esse prazo de 24 dias pode ser encurtado em pelo menos uma semana para reduzir pressão das ruas e incertezas políticas. Uma pessoa próxima avalia que ele não cometeria "suicídio político" de ficar contra a maré. A decisão terá de ser tomada por maioria simples dos 81 senadores.
Pela última atualização do Placar do Impeachment de O Estado de S. Paulo, já há votos suficientes entre senadores para tanto: 44 a favor, 21 contra, 6 não quiseram responder e 10 indecisos.

Tags

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.