AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO EM TODO O MUNICIPIO MARCARAM O DIA MUNDIAL DA ÁGUA – SEMANA DO RIO GONGOGI



“ RIO GONGOGI, QUEM CUIDA PRESERVA A VIDA”
Disse Deus: “Encham-se as águas de seres vivos, e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento do céu”. E viu Deus que era bom .  (Gênesis )
Celebrado mundialmente como o Dia da Água, o 22 de março, em Dário Meira, contou com uma programação especial promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a ONG Soluz Brasil e a Cajazeira FM.
As atividades envolveram a comunidade, em palestras de mobilização, exibição de vídeos, e plantios de arvores as margens do rio Gongogi, e em outros pontos estratégicos da cidade, mostraram a todos os presentes a importância do uso consciente dos recursos hídricos.
O Orientador, organizador do evento, e responsável pela pasta, Jonatas Melo  e o Secretario de Agricultura Val Garoa,  mencionaram a importância da parceria com o atual gestor William de Alemão para efetividade das ações. “Temos o maior prazer em trabalhar em conjunto com atividades que reforçam a ideia de preservação dos recursos naturais, e acho que dessa forma alcançamos bons resultados”.

Para Melo e Garoa, a programação foi mais um momento de ensinar aos cidadãos atitudes positivas. “Muitos dessas pessoas vêm de casa achando que não é preciso fechar uma torneira ou tomar um banho rápido, e aqui, de forma lúdica, elas estão tendo essa consciência”. De modo geral, todos mostraram que entenderam o recado: “eu aprendi muita coisa legal disse um aluno. Que a gente não pode desperdiçar água, pois se não ela vai acabar no mundo e a gente pode morrer de sede”.

A água é o recurso mais importante para garantir a vida na Terra. Sem ela, nada sobrevive. Entretanto, será que esse tema tem recebido a devida atenção por parte da sociedade? É por esse motivo que no ultimo final de celebramos o Dia Mundial da Água – Semana do Rio Gongogi, datas marcadas por eventos que visam conscientizar a população, o poder público e as empresas sobre a necessidade de se economizar e tratar adequadamente este precioso bem.
Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de um bilhão de pessoas em todo o mundo não têm acesso a um abastecimento adequado. Ou seja, não têm à disposição pelo menos 20 litros diários de água a uma distância de até um quilômetro. Considerando a escassez, a entidade criou o Dia Mundial da Água em 1992 e, desde então, a data ganha importância a cada ano.
ENTÃO, VAMOS TODOS JUNTOS COMUNIDADE E VISITANTES, CUIDAR DAS ÁGUAS DO NOSSO RIO GONGOGI…
Att:  SECRETARIA DE AGRICULTURA, ESPANSÃO ECONOMICA E MEIO AMBIENTE / SETOR AMBIENTAL DA PMDM
ONG SOLUZ BRASIL / CASA 3º SETOR / CAJAZEIRA FM / INEMA / IBAMA / ICMBIO / CYAVERD / COORD. DE COMUNICAÇÃO PMDM  /  NATAL EVENTOS.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.