Horta Escolar homenageia 100 anos de Luiz Gonzaga



PORTO SEGURO - O auditório da Escola Municipal Valdívio Costa ficou completamente lotado, no último sábado (2) durante o V Seminário Educando com a Horta Escolar, que reuniu os pais de alunos para uma verdadeira festa, cheia de alegria e emoção. 

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito Abade; da coordenadora do projeto Educando com a Horta Escolar, Tatiana Longo; da diretora da escola, Mércia Passos e de professores da Faculdade N. Srª de Lourdes, as crianças, de 11 escolas municipais, arrancaram aplausos entusiasmados do público, com diversas apresentações e quadrilhas, em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga.

Após as apresentações, o prefeito Abade fez o plantio simbólico de uma muda de alface, anunciando o início da implantação, na Escola Valdívio Costa, do Projeto Educando com a Horta Escolar, desenvolvido com sucesso em 32 escolas municipais. 

Também participaram do plantio, a coordenadora do projeto, Tatiana Longo; o engenheiro agrônomo responsável, Lázaro Vinhas; a nutricionista, Monique Pessoa; a secretária Executiva do prefeito, Marizélia Costa e o superintendente de Assuntos Indígenas, Juari, que plantou uma muda de pau brasil.

Tatiana explicou que o objetivo do V Seminário foi entrelaçar a proposta pedagógica do programa, com a diversidade cultural. A coordenadora fez questão de agradecer ao prefeito, que abraçou desde o começo o projeto, contabilizando hoje conquistas significativas.

“Atualmente somos referência para o mundo. No ano passado recebemos a visita de 17 países, que levaram nossa experiência para a terra deles. Recentemente fomos apresentar Porto Seguro para 200 novos municípios que aderiram ao projeto. Assumimos o compromisso em 2009 e até então o projeto só tem obtido sucesso, graças ao apoio do prefeito, da nossa secretária Dilza, das demais secretarias parceiras, dos diretores e de todos os envolvidos”, disse a coordenadora.

Legado para o futuro
O prefeito Abade fez uma retrospectiva da situação em que encontrou a educação, quando assumiu a Prefeitura. “A educação passa por uma crise, uma herança antiga, que vem desde a colonização, que segregava negros e índios”. No começo de seu governo, o prefeito disse ter encontrado escolas precárias funcionando junto com residências, prédios com goteiras, e sem a menor condição de receber crianças e jovens para estudar. Aí pensei “se não cuidarmos dessas crianças, o que será do nosso futuro? Quero construir obras que durem 50, 100 anos, como faço em minha vida privada.”

O encontro foi finalizado com as palestras dos professores da Faculdade N. Srª de Lourdes, Wellington Salgado Rodrigues, com o tema “Raízes Culturais e as Tradições Juninas no Contexto Educacional” e Martha Matos Teixeira, que falou sobre "Identidades e Luiz Gonzaga como Instrumento Pedagógico".

radar64

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.