A tecnologia que identifica o eleitor pelas impressões digitais na hora de votar alcançará mais de 7,7 milhões de pessoas de 299 municípios de 24 Estados brasileiros nas eleições municipais de outubro. O número foi divulgado pela coordenação do projeto de identificação biométrica do eleitor após o processamento e a auditoria do cadastro de eleitores, encerrados em julho último.
A expectativa do TSE é que até 2018 todos os eleitores brasileiros possam votar após serem identificados pelas digitais. O projeto é desenvolvido pela Justiça Eleitoral e, no pleito de 2010, a biometria alcançou mais de 1,1 milhão de eleitores de 60 municípios em 23 Estados.
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando as impressões digitais com todo o banco de dados disponível.
Dessa forma, é praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem digitais únicas. Nas eleições de outubro próximo, a tecnologia será utilizada em 299 cidades brasileiras, estando aptos a serem identificados pela biometria exatos 7.771.692 eleitores. No Ceará, apenas no município do Eusébio, com 30.232 eleitores, será adotado o voto biométrico.
MATERIAL
Durante a última reunião antes das Eleições 2012, ontem, com os presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministra Cármen Lúcia, informou que todo o material para a realização do pleito já foi enviado aos regionais de cada Estado. Esta é a primeira vez que o TSE envia com 40 dias de antecedência os suplementos necessários para a eleição.
Para garantir a tranquilidade das eleições, o TSE já autorizou o envio de força federal para 71 localidades em todo o país. Além de receber os presidentes dos TREs uma vez por mês para acompanhar de perto a preparação para as eleições municipais, a ministra Cármen Lúcia tem percorrido os Estados brasileiros para ter um contato mais próximo com os tribunais e servidores da Justiça Eleitoral.
Fonte: O Estado CE
REDE SOCIAIS