O aipim foi retirado do quintal da casa do bancário Rubinaldo(Foto:Giro em Ipiaú)
Cobra criada, aipim gigante, a cidade de Ipiaú vem mesmo se tornando centro de excentricidades e logo, logo, nesse ritmo exagerado poderá figurar no famoso Livro dos Recordes.
Recentemente foi capturada no perímetro urbano do município uma sucuri de 05 metros e neste sábado,20, constatou-se que um aipim colhido no quintal da casa nº 183 da Rua Joaquim Nabuco(centro) pesa nada menos que seis arrobas, ou seja 90 Kg. O diâmetro dessa raiz tuberosa é de 2 metros e 10 centímetros. O exemplar será uma das atrações do stand da Ceplac durante 24ª Exposição Agropecuária de Ipiaú que acontece neste final de semana no Parque José Thiara.
A terra fértil do fundo do quintal pode ser uma explicação para o desenvolvimento da raiz cuja maniba (haste)chegou a uma altura de 02 metros e foi plantada há cerca de quatro anos. O mérito de quem realizou o plantio vem sendo disputado pelo bancário Rubinaldo Sanches, proprietário da residência, e o seu sogro Bertulino Ferreira. Este diz que foi ele quem primeiro fincou a maniba na terra, enquanto Rubinaldo lembra que teve que refazer a operação pois a mesma tinha sido removida por algum motivo. Os dois são os pais da “criança”, como diz o ditado popular.
A colheita da raiz foi concluída neste sábado, mas já vinha sendo processada há cerca de sete dias. Após o expediente no banco, Rubinaldo, também conhecido como “Nadi do Bradesco”, pacientemente ia escavando a terra para melhor visualizar o aipim.Com a divulgação inicial no Giro em Ipiaú a noticia correu mundo e foi reproduzida em diversos outros meios de comunicação,inclusive nas grandes emissoras da mídia eletrônica nacional. Nessa vocação de possuir tudo grande, logo mais Ipiaú estará ameaçando Itú. É uma questão de rima.
(Giro/José Américo Castro)
REDE SOCIAIS