O novo projeto Olhar Brasil, do Ministério da Saúde (MS) em parceria com o de Educação (MEC), estima atender até 2014 1,2 milhão de estudantes matriculados na rede pública e inseridos nos programas Saúde na Escola e Brasil Alfabetizado em toda a Bahia. O programa oferecerá tratamento oftalmológico integral e para isso, o MS afirma ter ampliado e qualificado a assistência oferecida pelo projeto Olhar Brasil.
Uma das medidas será a contratação de estabelecimentos de saúde privados e públicos para atender mais de quatro milhões de consultas e exames oftalmológicos. Com a formação de um cadastro nacional de estabelecimentos de saúde – públicos e privados – pretende-se aumentar a capacidade instalada de atendimento e reduzir as filas de espera.
“A oferta e o acesso de serviços oftalmológicos de qualidade e especializados são decisivos para quem quer ler e escrever, e representa qualidade educacional para a criança, já que passa a ter maior capacidade para aproveitar seu potencial e, com isso, inclusive, ascender socialmente. Muitas pessoas não aprendem a escrever e desistem do programa de alfabetização justamente porque não consegue enxergar”, ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ainda na Bahia, 31% do total previsto de estudantes a serem atendidos deverão usar óculos, segundo o ministério.
(Informações do Bahia Notícias)
REDE SOCIAIS