Assessoramos aqui na Bahia a Banda Católica Rosa de Saron, as cantoras Celina Borges, Bruna Carla, Nívea Soares e Elaine de Jesus”. A dupla ainda esteve na equipe que organizou o tradicional São João de 2011 e 2012 e foram responsáveis pelo projeto de comemoração do aniversário de Itagibá que teve como atrações a dupla sertaneja João Bosco e Vinicius, as Coleguinhas e Cacau com Leite. Além disso, desenvolveram projetos como a criação e exibição de informe publicitário na TV sudoeste, afiliada da rede Globo, elaboração e apresentação do programa Especial São João de Itagibá, programa esse, que, contribuiu para a quebra de recorde de público da festa e realizaram entrevista com o apresentador do Balanço Geral, da TV Record, Raimundo Varela.
Por perceber a carência do trabalho comunicacional na região e a necessidade de um planejamento estratégico de comunicação em instituições e organizações, esses dois profissionais buscaram desenvolver e suscitar a importância de um setor de comunicação, tanto para a organização como para a sociedade, a fim de que se desenvolva um trabalho de produção e difusão de informações que conduzam a uma comunicação de fato e a promoção da cidadania. Indiana Braga e Junior Dantas falaram ao Giro em Ipiaú da resistência encontrada pelos profissionais de comunicação nas administrações públicas e dos paradigmas que são necessários transpor para poder executar um trabalho com eficiência.
Segundo eles, investir em comunicação dentro das organizações governamentais ainda é um tanto complicado, principalmente na administração pública municipal, pois a administração financeira dessas instituições não consegue pesar componentes subjetivos como os que compõem o trabalho de comunicação organizacional, mas, apenas componentes passíveis de contabilização. E isso se dá justamente porque a comunicação nas organizações é tratada como um custo e não como investimento. Embora as pessoas acreditem que é impossível não comunicar, muitas desconfiam da relação entre a comunicação e os desempenhos organizacionais.
Pensando numa prestação de serviço qualificado, esses dois profissionais fizeram questão de evidenciar ao Giro a importância de a sociedade ter acesso às informações divulgadas pela assessoria de comunicação e de participar efetivamente do processo comunicacional, seja respondendo, de alguma forma, ao que lhe foi transmitido, ou mesmo produzindo conteúdos que venham a ser debatidos. Para isso, é necessário que se estabeleça uma boa relação entre organização, assessoria e sociedade. Essa boa relação torna-se possível no momento em que as organizações conquistam a confiança dos públicos (interno e, principalmente, externo), e é justamente com a transparência, a plena divulgação dos atos que essa confiança passa a ser estabelecida.
Para o futuro, Indiana Braga e Junior Dantas têm como meta a prestação de serviço a instituições governamentais e não governamentais por meio de uma consultoria em comunicação. Pois, segundo eles, não importa qual seja a empresa ou organização para qual o profissional de comunicação preste serviço, contanto que se leve em consideração todos os públicos envolvidos. Afinal, a comunicação precisa ser trabalhada de forma que a organização se estabeleça e seja entendida, reconhecida e interpretada pelos públicos com a finalidade de compromisso social e comunitário, a serviço da sociedade, e não apenas da instituição.
giro em ipiau
REDE SOCIAIS