Calor extremo atinge o Rio, com temperatura recorde e sensação térmica próxima aos 60°C nesta sexta-feira.
0
novembro 23, 2023
O Rio de Janeiro alcançou um novo recorde de sensação térmica, atingindo 59,3°C nesta sexta-feira, às 10h20, durante a atual onda de calor. Essa marca, a mais alta já registrada pelo serviço meteorológico municipal Alerta Rio desde sua criação em 2014, superou o recorde anterior de 58,5°C, estabelecido na última terça-feira.
A medição da sensação térmica, que leva em conta temperatura e umidade do ar, foi realizada pela Estação Meteorológica de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro. Neste momento, os termômetros marcavam 41,4°C. A cidade também vem experimentando temperaturas recordes, atingindo 42,6°C na quinta-feira, o valor mais alto do ano, superando o recorde anterior de 42,5°C no domingo.
Devido às preocupações com os impactos do El Niño no clima deste verão, a prefeitura do Rio anunciou um plano de resiliência. A expectativa é que o fenômeno climático cause tempestades e mais temperaturas extremas nos próximos meses.
O calor intenso levou a uma movimentação intensa nas praias durante o fim de semana e feriado. As praias da zona sul receberam uma multidão em busca de alívio. No centro da cidade e nas periferias, as pessoas que precisavam sair para trabalhar ou estudar buscavam maneiras de se refrescar, como piscinas de plástico e chuveirões improvisados no Complexo da Maré, na zona norte do Rio.
Tags
REDE SOCIAIS