Ministro afirma que a administração municipal de Maceió e o governo estadual de Alagoas não pediram assistência do governo federal.
0
dezembro 05, 2023
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, a administração municipal de Maceió e o governo estadual de Alagoas ainda não solicitaram assistência do governo federal em relação ao potencial desabamento da mina da Braskem. Essa declaração foi feita em uma entrevista ao Jornal da CBN.
O ministro informou que houve uma solicitação para declarar a situação de emergência, o que foi prontamente atendido. Com essa medida, qualquer ministério teria a capacidade de intervir na região e oferecer apoio diante de quaisquer necessidades relacionadas à situação no bairro Mutange, que está atualmente desocupado. No entanto, até o momento, nenhum pedido específico foi direcionado pelos governos. Ele ressaltou a importância de evitar a 'sobreposição' de funções e destacou a necessidade de alguma ação por parte da Prefeitura ou do Governo Estadual.
Na terça-feira, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, está agendando uma reunião com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, para abordar os riscos associados à situação provocada pela Braskem em Maceió.
Waldez Goés revelou que está sendo feito um monitoramento sísmico e geológico diariamente para observar a situação. Segundo ele, a região registrou três dias seguidos de desaceleração do movimento sísmico, entretanto ainda não é possível saber como a região está em termos de estabilização e se realmente o solo está se acomodando, como falou o CEO da Braskem, Roberto Bischoff.
REDE SOCIAIS