Residentes às margens do rio Gongogi unem-se para proteger o curso d'água durante a seca e a captação de água promovida por um fazendeiro.

Moradores das comunidades ribeirinhas ao longo das margens do rio Gongogi estão se unindo em uma ação conjunta para proteger esse curso d'água vital para suas vidas e meios de subsistência. A região enfrenta uma seca persistente nos últimos três meses, agravada pela instalação de bombas de sucção de alta potência em uma fazenda na zona rural de Gongogi. A situação tem gerado grande preocupação entre os habitantes locais, que afirmam que as bombas de sucção instaladas estão retirando uma quantidade significativa de água do rio, contribuindo para a rápida redução do nível de água. Além de comprometer a qualidade da água, essa prática ameaça a biodiversidade local e prejudica as atividades econômicas dependentes do rio Gongogi.
Durante recentes reuniões comunitárias, os moradores expressaram indignação com a situação e decidiram tomar medidas para reverter essa ameaça iminente. A mobilização inclui a criação de um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp, onde os residentes compartilham fotos, vídeos e informações sobre a condição atual do rio. Um dos moradores ribeirinhos ressaltou a urgência da situação: "Do jeito que está acontecendo, o rio Gongogi vai morrer. Precisamos agir agora para preservar nosso rio e garantir um futuro sustentável para nossas comunidades". O grupo de mobilização pretende levar o caso aos órgãos ambientais em nível estadual e federal, exigindo uma investigação imparcial sobre a legalidade da instalação dessas bombas de sucção e buscando a retirada imediata dos equipamentos do rio. A mobilização vai além dos limites do município de Gongogi, envolvendo moradores de todas as localidades por onde o rio passa. As autoridades locais estão sendo pressionadas a apoiar a causa, e espera-se que a mobilização crescente chame a atenção dos órgãos ambientais e de outros setores da sociedade para a urgência da situação. A preservação do rio Gongogi não é apenas uma questão local, mas uma preocupação coletiva que requer ação imediata e coordenada para evitar danos irreversíveis ao ecossistema local.

Postar um comentário

0 Comentários
* Please Don't Spam Here. All the Comments are Reviewed by Admin.